Procurar

Arantxa Sánchez Vicario relembra sua grande rivalidade: “Tirar Steffi Graf do número um foi um luxo”

Arantxa Sánchez-Vicario en Melbourne | By Tourism Victoria from Australia
Arantxa Sánchez-Vicario en Melbourne | By Tourism Victoria from Australia
Share on:
Facebook
Twitter
LinkedIn

MADRID — Arantxa Sánchez Vicario aprendeu a competir contra as melhores quando ainda era adolescente. Steffi Graf dominava o tênis mundial, Monica Seles irrompia com uma força descomunal e Gabriela Sabatini representava outra forma de entender o talento. Nesse cenário, a espanhola encontrou seu espaço à base de insistência, até se tornar número um do mundo e também dominar nas duplas.

“Tirar Steffi do número um foi um luxo”, destacou Sánchez Vicario, de 54 anos, em entrevista à CLAY na qual relembrou os grandes duelos de sua carreira, sua lendária rivalidade com Graf, o carinho da torcida alemã e a dificuldade titânica de reinar simultaneamente na modalidade de simples e de duplas.

A tetracampeã de Grand Slam (Roland Garros 1989, 1994 e 1998 e US Open 1994) participará neste fim de semana em Múrcia de uma palestra organizada pela Fundação Decyde batizada como “A Bola Impossível”.

– A que Arantxa Sánchez Vicario dedica seu tempo agora?

– Moro em Miami e me dedico aos meus filhos, principalmente. Eles são minha prioridade máxima agora, ser mãe. Também jogo tênis e acompanho tenistas; sigo o circuito de muito perto. Mas principalmente os meus filhos.

– Já se passaram muitos anos desde sua época dourada; você acha que as novas gerações sabem quem você é e o que fez?

– Muitos não sabem, claro, mas é normal. Os grandes ídolos foram ídolos em um determinado momento, e esse momento passou. Quem dessas novas gerações reconheceria hoje, por exemplo, Cassius Clay ou Bobby Charlton? Por isso digo que é normal que não me conheçam. Não me preocupo porque a história está aí, essa não se apaga. O que me preocuparia mais seria se a geração que cresceu me vendo jogar não me reconhecesse.

– Você disse recentemente em uma entrevista que se estabeleceu nos Estados Unidos porque havia mais oportunidades.

– Sim, sem dúvida alguma, muitas mais.

– Manolo Orantes me disse há alguns meses que se sentia um pouco subestimado na Espanha e que, por exemplo, nos Estados Unidos era reconhecido como um campeão. Você sente algo parecido?

– Não, acho que não. Nos Estados Unidos há mais oportunidades de trabalho. É um fato e uma realidade. Na Espanha as pessoas te tratam e te reconhecem, mas profissionalmente é muito melhor nos Estados Unidos. Não conheço o caso de Orantes. Manolo fala por ele e eu falo por mim, porque quando vim morar nos Estados Unidos, trabalhei como comentarista de TV. A vida aqui segue outro ritmo e há outra cultura esportiva. Tudo é feito em grande escala.

– Você chegou ao esporte de elite ainda criança; o que teve de sacrificar?

– Tornei-me profissional aos 14 anos. Perdi coisas, mas ganhei outras. Perdi aquela parte da infância e da adolescência. Mas não me arrependo. Tomaria exatamente a mesma decisão uma e outra vez.

+Clay  Guillermo Salatino, uma vida pelo tênis

– Você competiu na era de ouro do tênis feminino, com Steffi Graf, Monica Seles, Martina Navratilova, Martina Hingis… quem era a rival que extraía a melhor versão de Arantxa?

– Puff… Na minha época, coincidi com um grupo de jogadoras formidáveis — éramos umas 10 ou 15, e não quero citar todas porque com certeza vou esquecer alguém —, mas é verdade que as finais mais importantes da minha carreira foram contra Steffi ou Monica. Todas elas tiravam o melhor de mim. Eu adorava jogar contra as melhores, gostava de atuar nos grandes palcos, curtia jogar aquelas finais. Eu sempre me lembrava de que em um Grand Slam começam 128 jogadoras, mas apenas duas chegam à final. Então, disputar aquelas finais era maravilhoso.

 

Ver esta publicación en Instagram

 

Una publicación compartida por CLAY (@claymagazine_)

– O que mais a realizava?

– Quando eu tinha a torcida a meu favor, eu me agigantava muito. E quase sempre tive a torcida a meu favor. Isso me dava uma motivação extra. Mesmo quando eu jogava contra Steffi Graf na Alemanha, cheguei a ter a torcida a meu favor. Isso me motivava e extraía o melhor de mim. E acho que elas também gostavam de jogar comigo, porque eu extraía o melhor delas. Isso é o que o esporte tem de bom: você quer jogar contra a melhor, extrair o melhor de suas rivais e disputar uma final épica que fique para a história. Com todas essas jogadoras, elas tiravam o melhor de mim e eu tirava o melhor delas. Eu gostava, e era um privilégio poder jogar aquelas finais com as melhores. E para chegar a número um do mundo, tive que jogar contra todas elas. Tirar Steffi do número um foi um luxo. Hoje em dia, rivalidades assim já não acontecem tanto.

– Como foi jogar na Alemanha contra Graf e ter a torcida apoiando você?

– Sim, em alguns momentos das partidas contra Graf lá, eles me apoiavam. Eu ganhei o torneio de Hamburgo duas vezes (1993 e 1994) e venci Steffi nas duas finais, na casa dela, diante de sua torcida; foram duas grandíssimas finais. O público de Hamburgo me apoiava em alguns momentos porque é uma torcida que entende de tênis e, obviamente, queria ver uma grande partida. Além disso, eles gostavam do meu jogo. Lá eles entendem muito de tênis, e Hamburgo era o torneio mais importante que havia na Alemanha. Para mim, era um prazer e um luxo saber que, mesmo jogando contra ela em sua casa, a torcida me ajudava. E mais do que isso, eles sabiam que eu falava alemão, porque quando eu falava, me dirigia a eles nas entrevistas coletivas ou nos discursos em quadra, e fazia isso em alemão. Lembro-perfeitamente de que o nosso torneio sempre coincidía com o Dia das Mães, e eu dedicava a vitória à minha mãe. Aquela torcida era um luxo, gente que aprecia o bom tênis. Eles curtiam o tênis, curtiam o meu jogo, a mim e à minha personalidade.

+Clay  Etcheverry entra em modo maratona para conquistar seu primeiro título no Rio de Janeiro

– Onde você aprendeu a falar alemão?

– Quando eu era pequena, estive em regime de internato em uma escola alemã. Embora eu tenha me tornado profissional aos 14 anos, a Federação Alemã de Tênis me deu uma bolsa de estudos, e eles tinham um colégio em Marbella. Lá eu treinei e estudei, tudo em alemão. Então tive que aprender alemão de jeito nenhum, e isso me ajudou muito depois. Foi lá que conheci a Steffi. Ela já era a grande figura de lá.

– Vocês tiveram grandes batalhas, até sete finais de Grand Slam.

– Lembro-me especialmente da final de Roland Garros de 1989, quando ganhei meu primeiro Grand Slam. Ela vinha de vencer absolutamente tudo. Em 1988, havia vencido os quatro majors e também o ouro olímpico. Ela estava imbatível. Além disso, na final de Roland Garros do ano anterior, ela havia vencido a então número 5 do mundo, Natasha Zvereva, por 6-0 e 6-0 em 37 minutos. Com isso, as pessoas pensavam que na final de 1989 aconteceria exatamente a mesma coisa contra uma garota espanhola de 17 anos que nunca havia jogado uma final. Todos achavam que seria uma partida muito rápida. E no final, veja só — todos os prognósticos foram quebrados, e eu a derrotei depois daquela grande final de três horas. Isso foi o mais gratificante, porque você vai vendo sua evolução até derrotar a melhor. A gente sempre luta e trabalha para vencer a melhor e a número um do mundo. E quando isso acontece, você pensa: ‘Se eu venci essa grande campeã, eu também posso ser número um’.

– E você não estava enganada…

– Ainda faltava muito, mas no fim conseguimos. Fui número um em simples e em duplas ao mesmo tempo, o que é mais difícil. No tênis de hoje, isso é praticamente impossível porque nenhum jogador de simples joga duplas o tempo todo. Ser número um de simples e duplas simultaneamente foi alcançado por pouquíssimos; é um grupo muito seleto (Navratilova, Davenport, McEnroe, Hingis, Clijsters e Serena Williams).

– Queria lhe perguntar sobre sua relação com Gabriela Sabatini, uma de suas grandes rivais. Como era a relação de vocês?

– Com a Gaby, eu tinha e tenho uma relação muito boa. Aliás, coincidi com ela durante a introdução de Federer no Hall da Fama, porque sou uma das votantes e a Gaby foi como convidadas. Passamos dois dias juntas lá relembrando velhos tempos, anedotas, e a verdade é que ela foi uma grande rival, além de uma grande companheira, uma grande amiga e uma ótima pessoa. Temos uma relação muito boa. Nos vemos pouco, mas quando nos encontramos, há sempre muito carinho, respeito e cordialidad.

Você gosta da CLAY? Apoie-nos no Ko-fi e nos siga no Instagram, X (Twitter) e Facebook.

[ CLAY se lee de forma gratuita. Pero si puedes, por favor haznos un aporte aquí para poder seguir contándote las grandes #HistoriasDeTenis por el mundo. Es muy fácil y rápido. ¡Gracias! ]​

Etiquetas:

Leave A Comment

As melhores histórias na sua caixa de entrada

© 2024 Copyrights by Clay Tennis. All Rights Reserved.