“Ele já sabe que, se tiver alguma dúvida ou quiser me perguntar alguma coisa, estou à disposição. Estou aqui para o que ele precisar”, disse Alcaraz à imprensa na sua entrevista coletiva pré-torneio.
“Eu realmente queria jogar com o Fonseca, treinar com ele desde que ele começou a se destacar no circuito. Ele é uma pessoa incrível, um garoto muito bom. E já mostrou que é um ótimo jogador”, acrescentou o espanhol.
Foi na quadra 1 do complexo Aorangi — as quadras de treino do All England Club, onde os jogadores podem quebrar o código de vestimenta totalmente branco — que os dois jovens talentos treinaram juntos.
“Quero ser como Alcaraz e Sinner”, disse o jovem brasileiro à CLAY há um ano, em uma entrevista durante o qualifying de Wimbledon 2024, no qual ele não conseguiu passar na época.
Carlos Alcaraz está entrenando con Joao Fonseca. pic.twitter.com/zhlLiGEMp7
— Manuel Sánchez (@ManuSanchezGom) June 28, 2025
Fonseca chegou a Londres em 2025 com uma classificação alta o suficiente para entrar diretamente no quadro principal. Embora seu desempenho na grama até agora não tenha sido tão sólido — duas derrotas em três partidas, incluindo uma difícil batalha contra o número 5 do mundo, Taylor Fritz —, essa continua sendo a superfície onde ele tem mais espaço para evoluir.
Alcaraz analisou o jogo de Fonseca: “Ele ainda não tem muita experiência na grama. Mas seu estilo — ele adora jogar agressivamente, dar grandes golpes de forehand e subir na rede — me permite ter certeza de que ele encontrará seu nível nesta superfície muito em breve.”
O espanhol já está começando a aconselhar jogadores mais jovens — jogadores que querem se inspirar na vasta experiência que ele acumulou com apenas 22 anos de idade.
“Obviamente, gosto de saber que há gente que quer seguir os meus passos, que quer repetir o que eu conquistei e a maneira como o fiz. Acho isso maravilhoso.”
Alcaraz agora busca um lugar entre as lendas do tênis – Björn Borg, Pete Sampras, Roger Federer e Novak Djokovic. Ele pode se tornar apenas o quinto homem a conquistar três títulos consecutivos de Wimbledon na Era Aberta.
Como manda a tradição, o atual campeão abrirá as disputas na quadra central nesta segunda-feira. Alcaraz começará sua defesa do título contra o italiano Fabio Fognini.
Joao Fonseca, por sua vez, fará sua estreia no torneio mais tradicional do mundo. Seu adversário na primeira rodada será o britânico Jacob Fearnley.