MELBOURNE – Learner Tien é um jovem de 20 anos diferente da maioria: ele já ganhou mais de três milhões de dólares e já chegou às quartas de final de um Grand Slam — tudo isso antes mesmo de sair da casa dos pais.
“Ainda moro com meus pais. Provavelmente vou morar sozinho ainda este ano, mas meus pais continuam muito presentes na minha vida, e sou muito grato por isso”, disse Tien, que ocupa a 29ª posição no ranking da ATP.
Apesar de ser um dos jogadores mais bem-sucedidos de sua geração, Tien ainda leva uma vida normal em Irvine, uma pequena cidade na Califórnia onde seus pais vietnamitas se instalaram após chegarem aos Estados Unidos.
“Minha família sempre foi uma parte muito importante da minha vida, e é difícil imaginar minha vida sem eles”, disse ele a repórteres em Melbourne após derrotar o russo Daniil Medvedev na quarta rodada do Aberto da Austrália de 2026.
O americano começou a brilhar no circuito há exatamente um ano, quando chegou à quarta rodada do primeiro Grand Slam da temporada. Ele derrotou o mesmo Medvedev na segunda rodada em uma partida dramática, decidida no tiebreak do quinto set.
“Quero ser um dos grandes. Quero conquistar grandes coisas neste esporte. Não quero colocar limites naquilo que desejo. Nada que eu venha a conquistar na minha carreira me fará sentir que cheguei ao fim ou que minha carreira foi um fracasso. Não é assim que vejo as coisas”, disse ele à revista CLAY em uma entrevista na temporada passada.
Depois de Melbourne, ele obteve resultados ainda mais impressionantes para um adolescente: quartas de final no Masters 1000 de Toronto, final no ATP 500 de Pequim e títulos no ATP 250 de Metz e no Next Gen Finals.
Para garantir uma vaga nas semifinais, ele vai encarar Alexander Zverev, número 3 do mundo e finalista do ano passado.
“Sinto que venho jogando melhor a cada partida e, em cada uma delas, dou um pequeno passo em relação ao meu desempenho e à minha confiança. Atualmente, estou me sentindo bem melhor em relação ao resto da semana e até mesmo do ano, então estou realmente ansioso por essa partida”, disse o jogador treinado por Michael Chang.
Se derrotar o alemão, ele entrará no Top 20 da ATP e deixará a Austrália com pelo menos US$ 1,25 milhão a mais em prêmios em dinheiro — o suficiente para encontrar um lar no mercado imobiliário da Califórnia.





