MELBOURNE – Jordan Smith ganhou um milhão de dólares australianos (USD 670.000), posou com o troféu diante das câmeras e terminou dando autógrafos na Rod Laver Arena como o primeiro campeão deste Aberto da Austrália.
Quem???
Jordan Smith, professor de tênis e jogador amador de Sydney que venceu o “1 Point Slam”, a inovadora exibição que antece o primeiro grande evento de tênis da temporada, e que reuniu profissionais, atletas amadores e algumas celebridades em um mesmo torneio, onde cada partida consistia em apenas um ponto.
O professor, que chegou ao quadro principal após vencer o torneio regional de New South Wales, se saiu melhor do que Jannik Sinner, Carlos Alcaraz, Iga Swiatek, Nick Kyrgios, Daniil Medvedev, Jasmine Paolini e tantas outras estrelas que disputaram o torneio.
Smith disse que vai usar o prêmio para comprar uma casa. “Ou talvez meia casa… elas estão muito caras em Sydney!”, brincou.
Diante de 15.000 espectadores na Rod Laver Arena, Smith começou provocando a primeira grande surpresa da noite ao derrotar Sinner na terceira rodada. O italiano confirmou sua eliminação ao sacar rede diante do torcedor australiano (os profissionais podiam sacar apenas uma vez).

A final foi contra a taiwanesa Joanna Garland, 117ª do ranking da WTA, que deixou para trás Kyrgios, Alexander Zverev, Maria Sakkari e Donna Vekic.
O americano Taylor Fritz escreveu em sua conta no X: “Agora que estou vendo pela TV, que baita erro o meu por não ter jogado o One Point Slam: isso é divertidíssimo.”
A novidade criada pela Tennis Australia para agitar a prévia de uma nova edição do primeiro Grand Slam do ano deu certo, lotou o estádio e consagrou um vencedor inesperado.





